Ex-trabalhador diagnosticado com Placas Pleurais compatíveis com o amianto será indenizado pela Brasilit
A 1ª Vara do Trabalho de São Caetano do Sul condenou, novamente, a Brasilit, empresa que faz parte do conglomerado francês Saint-Gobain, a indenizar em R$ 100 mil um ex-trabalhador diagnosticado com Placas Pleurais compatíveis com a exposição ao amianto.
O ex-trabalhador, representado pelo escritório Alino & Roberto e Advogados, exerceu suas funções na empresa entre os anos de 1971 e 1980. Durante esse período esteve exposto a pó de amianto sem o uso de qualquer equipamento de proteção individual capaz de evitar o contato direto e a própria inalação do pó amianto.
O laudo pericial produzido em juízo concluiu pela total incapacidade laborativa do ex-trabalhador, portador de placas pleurais, devido às sequelas pulmonares desenvolvidas em decorrência da exposição ao amianto.
Na sentença, ao condenar a Brasilit, a magistrada destacou a vidência de que a empresa expôs o trabalhador às consequências nefastas da contaminação pelo amianto, sem a devida proteção. Destacou ainda, que o ex-trabalhador foi obrigado a conviver com a possibilidade de desenvolvimento de uma doença fatal, que, por sorte, não ocorreu. No entanto, concluiu que tal fato não afasta seu sofrimento, tampouco o ameniza, pois a incerteza é, muitas vezes, mais penosa.