Amianto faz parte de livro produzido pelo MPT sobre exploração do trabalhador
Lançado em agosto deste ano, o livro “O Verso dos Trabalhadores”, da editora Terceiro Nome, tem o objetivo de mostrar a sociedade alguns casos de exploração do trabalhador,
Produzido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) a partir de multa aplicada a uma empresa de construção civil que infringiu leis trabalhistas – no caso em questão, por conta da terceirização ilícita de mão de obra, a obra reúne textos inéditos de diversas personalidades, entre eles, jornalistas e sociólogos.
A jornalista Eliane Brum escreveu sobre um trabalhador vitimado pela exposição ao amianto. Intitulado “O Ruído”, o capítulo resgata a história de um ex-empregado da Brasilit, de Sāo Caetano do Sul, desde o momento do diagnóstico da sua doença – câncer por exposição ao amianto, as suas diversas internações, seus últimos dias no Hospital das Clínicas, até o dia da sua morte.
No anexo, ao final da matéria, é possível ler o capítulo na íntegra.
Além do tema amianto, o livro aborda outras explorações ao trabalhador, como jornada de trabalho excessiva e condições insalubres as quais os trabalhadores são submetidos.
Outros autores que participaram do livro, José Rezende Jr., Clara Arreguy, Xico Sá, José Luiz Passos, Marcelo Rubens Paiva, Lya Luft e o moçambicano Mia Couto.