Brasilit terá que indenizar ex-trabalhador vítima de câncer por exposição ao amianto
A Brasilit, empresa que faz parte do conglomerado francês Saint-Gobain, foi condenada a indenizar em R$ 300 mil um ex-trabalhador da empresa acometido por câncer por ter exercido sua função exposto ao amianto.
A decisão é da Vara do Trabalho de Capivari, que rejeitou o pedido de prescrição alegado pela empresa e declarou nulo o instrumento particular de acordo que a empresa havia feito com o ex-funcionário.
O ex-trabalhador, representado pelo escritório Alino & Roberto e Advogados, trabalhou por 19 anos na fábrica da Brasilit, na cidade de Capivari, interior de São Paulo.
A Justiça também decidiu que a Brasilit deverá manter assistência médica hospitalar por tempo indeterminado. Deverá também arcar com todos os gastos realizados com a doença do autor.
O amianto ou asbesto é uma fibra cancerígena existente em produtos como caixas d’água, telhas, pastilhas de freio de automóveis e em materiais de isolamento acústico e térmico e pode causar doença crônica pulmonar, cânceres de pulmão, gastrointestinal e mesotelioma – tumor maligno que atinge a pleura e o peritônio, além de diversas outras doenças.